Aplicações e boas práticas de monitoramento

Redutor

Atualizado em 17/02/2023

Redutores são utilizados para aumentar ou reduzir a velocidade de um sistema de acionamento ou simplesmente mudar a direção de rotação. Uma variedade de problemas neste tipo de sistema podem ser detectados pela análise de vibração, como por exemplo:

  • desgaste dos dentes das engrenagens;
  • carga excessiva nos dentes;
  • excentricidade e / ou folga na engrenagem;
  • dentes de engrenagem rachados, lascados ou quebrados.

Uma das principais frequências de interesse ao avaliar a integridade das engrenagens será a frequência de engrenamento (número de dentes X RPM), principalmente monitorando o aumento da amplitude dessa frequência e a relação com seus harmônicos. No entanto, é importante ressaltar que a frequência de engrenamento (Feng), por si só, não é uma falha ou frequência de defeito. Todas as engrenagens geram frequências de certa amplitude. Além disso, todas as frequências de engrenamento possuem bandas laterais de alguma amplitude. Dessa forma, a análise deve ser feita com base no conhecimento prévio da amplitude de um maquinário saudável e deve ser cuidadosamente analisada por analistas de vibração. 

Mais especificamente, um conjunto de redução é composto de 4 componentes principais

  • eixos: cuja a quantidade depende do número de engrenagens;
  • engrenagens: cujas as relações de número de dentes e tamanho geram redução ou aumento da velocidade de rotação;
  • rolamentos: permite que as pontas dos eixos não sofram desgastes;
  • carcaça: abriga todos esses elementos.

É comum que analistas e gestores de manutenção tenham preocupação em aferir os dados de vibração somente do conjunto das malhas de engrenagens e muitas vezes acabem ignorando os rolamentos. Porém, caso um dos rolamento venha a falhar todo sistema ficará comprometido, inclusive podendo gerar danos ao conjunto de engrenagens.

Com a implementação da Solução Dynapredict é possível monitorar continuamente a evolução de amplitude nas frequências ligadas à malha de engrenagem, assim como falhas e desgastes de rolamentos. Para que se possa ter maior precisão e confiabilidade dos dados adquiridos, é indicado a instalação de um sensor do modelo DynaLogger HF+ em cada rolamento presente no redutor. Ainda com respeito à instalação, deve-se evitar o posicionamento dos sensores em tampas parafusadas e preferencialmente escolher pontos rígidos na carcaça, sempre o mais próximo possível do elemento a ser monitorado. 


(Recomenda-se a instalação em ambos os lados do redutor)

 

Tabela: Frequência típica de falha e suas causas

 

 

 

Voltar para artigos

Não encontrou o que procurava?

Clique para abrir um chamado e receber apoio do nosso time

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rua Coronel Luiz Caldeira, nº 67, bloco C - Condomínio Ybirá Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP 88.034-110 | Telefone: +55 48 3024-5858