Aplicações e boas práticas de monitoramento
Compressor
Atualizado em 17/02/2023
Compressores são largamente utilizados nos processos industriais para comprimir ar e outros tipos de gases. Estes equipamentos têm uma ampla gama de aplicação, indo desde fornecimento de ar comprimido à aplicações industriais gerais, até aplicações muito específicas, como por exemplo, o resfriamento de câmaras frigoríficas nas indústrias alimentícias.
Como são equipamentos que geralmente trabalham com altas rotações e pequenas folgas entre seus componentes, o monitoramento constante deste tipo de maquinário é recomendado e pode auxiliar na antecipação de falhas potenciais.
Uma das técnicas preditivas que pode ser utilizada para o monitoramento de compressores é a análise de vibração. Os pontos de monitoramento neste tipo de maquinário são comumente informados pelas fabricante. Em geral, são indicados no eixo de entrada do compressor (o mais próximo possível do mancal da engrenagem multiplicadora) e em regiões próximas aos rolamentos, conforme pode ser visto na figura abaixo. Os sensores DynaLoggers HF+ são os mais recomendados para este monitoramento, uma vez que os compressores geralmente operam em alta rotação e suas falhas normalmente aparecem em mais altas frequências. Caso não seja possível a fixação na vertical, pode-se optar por pontos na horizontal.
Voltar para artigos